Bean there, done that.

Como capturar rapidamente uma imagem fugaz? Antes do advento da fotografia, e no intervalo cada vez curto entre uma cena interessante e a captura de uma imagem digital, há o olho humano, a percepção, a memória.

Uma das técnicas de esboço, que é também um método de aprendizagem é o esboço de movimento. Como não encontrei em lugar nenhuma uma explicação desta técnica decidi deixar aqui o registo.

abandonar imediatamente a pretensão de fazer algo para que saia “bem” à primeira

O professor deixava muito claro que o propósito era desenvolver as capacidades perceptivas, de memória, e a coordenação cérebro-mão. O proposto não era “fazer bonito” e as invectivas recaiam sobre quem se dedicasse a fazer um esboço “lambidinho”.

Portanto, sobretudo para principiantes, abandonar imediatamente a pretensão de fazer algo para que saia “bem” à primeira. O processo individual de percepção visual e sua tradução no papel pelo gesto é deixado a nú, com todas as suas falhas e handicaps, e em todo o seu esplendor.

Com a prática, este tipo particular de esboço, assim como os outros, torna-se algo muito individual que revela muito sobre o processo do artista.

Objectivos:

Treinar o olhar Treinar o gesto Memória e Coordenação

Material: folhas A4, porta-minas, minas B. Contexto: Apesar de qualquer objecto poder ser esboçado com este técnica, para treino o ideal é o corpo humano nú em movimento, pela sua complexidade e imprevisibilidade. Se isso não for possível, qualquer cena com movimento pode ser usada, ou uma série de imagens que são depois removidas.

Como exercício prévio, riscar caoticamente uma folha A4 com o lápis até ficar coberta de gatafunhos. Libertar qualquer ideia de perfeição ou preconceito de beleza.

Instruções:

A pouca práctica de desenho que tenho devo-a ao tempo que passei na Sociedade Nacional de Belas Artes com o professor Quintino Sebastião. Para mim, os talvez 5 meses que tive no curso foram uma experiência profunda que mudou a minha maneira de ver o mundo.

5 meses separam as duas imagens

O meu primeiro e o meu último (?) esboço, um intervalo de 5 meses entre eles. As aulas eram duas vezes por semana, e incluíam estudos de volume e proporção.